Glossário

 A

Abissal

Habitat, sedimentação, processo ou fenômeno geológico referente a profundidades oceâncias entre 2.000 e 6.000m (zona abissal).

Termo utilizado também, mas em desuso, para rochas magmáticas de grande profundidade (plutônicas).

Afloramento

Exposição natural ou artificial de rocha mãe, permitindo o seu estudo direto.

Afloramentos naturais são as exposições da rocha devidas à ação de processos naturais, como erosão e deslizamentos de solos, em rios, cachoeiras, escarpas; já os afloramentos artificiais são devidos à ação do Homem: cortes de estradas, túneis, poços,..
É importante diagnosticar se uma rocha exposta corresponde a um afloramento in situ e não deslocado da rocha subjacente  ou a um bloco rochoso deslocado ou alóctone como, por exemplo, um grande matacão tombado em meio ao solo de uma estrutura de deslizamento e avalanche ou um grande bloco errático dentro de antigo depósito de moraina. Isto se diagnostica comparando-se a continuidade estrutural e de tipo de rocha com várias exposições de rochas próximas.

Anticlinal 
[Ant.:sinclinal]

Dobra convexa para cima em uma sequência de camadas com sucessão estratigráfica normal.

Arco de ilha 
[Conf. borda convergente]

Faixa ou cinturão encurvado onde despontam ilhas vulcânicas (arco magmático) e que se forma acima de uma zona de subducção intra-oceânica. 

A natureza intermediária a ácida de parte do magmatismo acrescionário no arco de ilha junto com sequencias vulcano-sedimentares, com densidade menor das rochas do que os basaltos e gabros da crosta oceânica toleítica mais densa, garante a sua "flutuabilidade", a semelhança de massas continentais, fazendo com que tenda a apresentar relevos positivos (ilhas) sobre o mar.

Aquífero

Formação geológica que tem a capacidade de armazenar água e permite a sua circulação de forma que o Homem a possa extrair em condições economicamente rentáveis. 

B

Bordas transformantes 
[Sin. margens transformantes; margem conservativa; borda conservativa]

Limites de duas placas tectônicas em ambiente oceânico que deslizam horizontalmente uma pela outra ao longo de uma falha transformante (falha direcional), e onde não ocorre nem criação nem destruição significativa da litosfera.

Ao longo de falhas transformantes ocorre magmatismo, de tendência máfico-ultramáfica alcalina a peralcalina, originando cones vulcânicos que afloram, muitas vezes, como ilhas.

Bordas divergentes 
[Sin. margens divergentes; borda construtiva; margem construtiva]

Limites de placas tectónicas que se afastam uma da outra por tectónica extensional nas regiões de cadeias meso-oceânicas.

A região das margens divergentes é de alto gradiente térmico, sendo um dos locus principais de geração de magma que ascende e desenvolve crosta (acreção crustal) ou seja é a região de criação ou construção de crosta oceânica; com o afastamento as placas tectónicas sofrem arrefecimento térmico progressivo e ficam mais densas à medida em que se distanciam dessas regiões.

Bordas convergentes 
[Sin. margens convergentes]
[Conf. arco-de-ilhaarco magmático]

Limites de duas placas tectónicas que se deslocam uma contra a outra.

A placa mais pesada tende a mergulhar (subducção) por baixo da outra, formando: 
arco de ilha em ambiente oceânico, no confronto de placa oceânica com placa oceânica; 
cadeia tipo andina, liminar de margem ativa, em ambiente de margem continental no confronto de placa oceânica com placa continental; 
- com a colisão de massas continentais: cadeia do tipo himalaiana.

C

Cisalhamento

Deformação das rochas em zonas tensionadas que sofrem pressão dirigida, levando a ruptura e deformações texturais e estruturais com deslocamentos paralelizados ao plano principal de ruptura próximo.

Convergência evolutiva

Fenómeno evolutivo observado em seres vivos quando estes desenvolvem características semelhantes de origens diferentes. 
Podemos encontrar este fenómeno quando ocorrem pressões selectivas semelhantes que dão originem a adaptações semelhantes em grupos taxonómicos não relacionados.

Carta geológica

Representação bidimensional dos aspectos geológicos que caracterização uma dada região.

Cartografia

Ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas. 

 

Catastrofismo

Teoria que explica os grandes acontecimentos geológicos através da ocorrência de catástrofes que aconteciam de forma breve em certos momentos da história da Terra.

Contraccionismo

Teoria explicativa do modelado da superfície terrestre a partir de fenómenos de contracção e enrugamento, devido ao processo de arrefecimento da Terra.

Corte geológico

Representação gráfica resultante da secção de terrenos que são intersectados por um plano, em regra vertical.

Curva de nível

Linha traçada numa carta geológica ou numa carta topográfica que une pontos que se encontram a igual altitude.

D

Dobra

Feição estrutural de encurvamento de camadas ou bandas rochosas originada por esforços tectónicos ou diastróficos.

Divergência evolutiva

Ocorre quando uma ou mais populações relacionadas, possuem estruturas homologas resultando de cpressões selectivas diferentes.

Eixo de dobra

Linha definida pela interseção do plano axial da dobra com o plano de estratificação ou de foliação que foi dobrado.

Caso a dobra não tenha sido deformada ou redobrada por esforço superimposto, o eixo corresponde a uma linha reta cuja orientação espacial corresponde à atitude do eixo de dobra. A atitude do eixo de uma dobra é definida (1) pelo valor de mergulho do eixo com relação ao plano horizontal  e (2) pelo rumo ou sentido de mergulho do eixo da dobra projetado no plano horizontal com relação ao N verdadeiro, expresso em rumo ou valor azimutal. Ex: 05S30E ou 05:150 que significa que o eixo mergulha 5 graus para o rumo S30E ou azimute 150.

Expansão oceânica
O crescimento da crosta oceânica junto à cadeia meso-oceânica promove o aumento ou expansão da área deste oceano e, associadamente, o afastamento das margens continentais (deriva continental) relacionadas ao processo de rifte.

 

Escala

Relação constante entre a medida do segmento que, na carta, une dois pontos quaisquer e a distância (no terreno) entre os mesmos pontos, expressas na mesma unidade de medida.

F

Falha

Superfície de fratura de rochas em que ocorre ou ocorreu deslocamento relativo entre os dois blocos de um lado e de outro desta superfície que tende a ser plana, mas pode ser curvilínea. 

Falha de cavalgamento

[Sin. falha de acavalamento]

Falha inversa de baixo ângulo e com mergulho menor do que 15o chama-se falha de cavalgamento ou de acavalamento ocorrendo a sobreposição de rochas mais antigas sobre rochas mais jovens.

As falhas de cavalgamento são comuns nas nappes onde pode se ter, inclusive, ângulos negativos e com o teto deslizando com componente gravitacional sobre o muro por grandes extensões.
Uma falha inversa tende a "morrer" em dobra revirada.

G

 

Geologia

Ciência que estuda a Terra, a sua composição, estrutura, propriedades físicas, história e processos que lhe dão forma.

H

Horst
[Sin. muralha] 

Bloco soerguido entre falhas paralelas ou sub-paralelas com forte ângulo de mergulho.

Horsts ou muralhas são as  estruturas tectónicas positivas dentro de um sistema de falhas gravitacionais em blocos.

I

Isostasia

Condição de busca do equilíbio densitométrico de massas litosféricas sobre a astenosfera com empuxos principais verticalizados, à semelhança de corpos flutuantes sobre um líquido.

O equilíbirio isostático pode ser abalado por várias causas, entre elas, aquecimento e arrefecimentos em porções da crosta ou do manto, processos tectônicos levando a duplicação crustal, retirada de capeamentos como grandes e espessas geleiras continentais, espessa deposição de sedimentos em uma bacia.

J

L

 

Litosfera

Camada rochosa rígida, com cerca de 100 km de espessura, constituída pela crusta terrestre e pelo manto rígido acima da astenosfera.

M

Meridianos

São os semicírculos que ligam os dois pólos terrestres.

N

Neodarwinismo

Teoria da evolução, que explica o aparecimento das espécies por mutações e recombinações genéticas por selecção natural.

O

 

Obducção

Processo inverso da subducção que ocorre um cavalgamento da crusta oceânica sobre a crusta continental.

Ofiolitos

Fragmentos laminados de crusta oceânica e, por vezes, de manto que foram erguidos e incorporados numa estrutura tectónica.

Orogenese 
Conjunto de processos geológicos que resultam na formação de uma cadeia de montanhas (orógeno) e relacionado com a tectónica compressional de placas tectónicas.

P

Plano de subducção
[Sin.plano de Benioff] 
[Conf. obducção]

Plano tectônico de contato e confronto entre duas placas tectónicas onde ocorre a descida (subducção) da placa mais pesada sob a mais leve até profundidades que podem atingir 700km dentro do manto.

Zona de subducção ou zona de Benioff corresponde a faixa atritada entre as placas e afetada pela movimentação e que é palco de vários processos e fenômenos geológicos associados como orogênese, vulcanismo e terremotos.

Pantalassa
[pan=tudo/inteiro; thalassa=oceano]

Mega oceano que circundava o supercontinente Pangea durante o Permiano.

Pangea
[pan=tudo/inteiro; gea=terra] 
[Conf. deriva dos continentes]

Supercontinente único, rodeado por um mega-oceano (Pantalassa), que provavelmente existiu no Permiano, há cerca de 250 milhões de anos, e que teria sofrido rifteamentodando origem ao proto-oceano que evoluiu para o oceano Tethys, já no Triássico, entre duas grandes massas continentais: Laurásia e Gondwana.

Paralelos

O Equador é o paralelo que divide a Terra em dois hemisférios (Norte e Sul), considerado como o paralelo de origem (0°). 

Permanentismo

Princípio defendido por muitos investigadores que refria que tanto os continentes como os oceanos permaneceram sempre na mesma posição.

Perfil topográfico

Representação bidimensional que permite visualizar o relevo segundo uma dada direcção traçada numa carta.

Placa litosférica

Porção da litosfera de espessura variável que se movimenta sobre a astenosfera e em cujos limites ocorrem fenómenos geológicos característicos da dinâmica interna. As placas podem ser totalmente constituídas por litosfera oceânica ou compostas, simultaneamente, por uma parte oceânica e uma parte continental.

Q

R

Recursos geológicos

Conjunto de materiais de natureza geológica (no estado sólido, líquido ou gasoso) que o Homem utiliza em seu proveito. 

S

Solo

Espessura de material solto, móvel, constituido por minerais e componentes orgânicos que se encontram à superficie terrestre, resultantes da interacção da atmosfera, da hidrosfera e da biosfera com as rochas aflorantes.

T

Tectónica de placas
[Sin. geodinâmica global]
[ConfCiclo de Wilson]

Teoria de tectónica global da Terra segundo a qual a litosfera é dividida em placas rígidas que se movem sobre a astenosfera, em um conjunto tal em que ocorre, por um lado, a formação de litosfera com geração de crosta oceânica e, por outro lado,  consumo de litosfera pelo afundamento de placas que mergulham para dentro do manto, explicando, assim, a formação e expansão de oceanos associados a deriva continental e a origem e evolução das cadeias orogenéticas, respectivamente.

U

Uniformitarismo

Defende que os acontecimentos geológicos são resultados de uma evolução lenta e gradual da Natureza (princípio do Gradualismo). Esta teoria também afirma que o presente é a chave do passado (princípio do Actualismo Geológico).

V

W

X

Y

Z

Zona de subducção

Faixa ao longo de uma região de confronto de placas tectónicas.